Até bem pouco tempo, a inteligência artificial (AI) era vista como algo futurista, um tanto quanto distante, mas atualmente já é considerada uma ferramenta importante no mundo pelo fato de ajudar a resolver problemas complexos de diversos setores essenciais da sociedade (saúde, educação, transporte, segurança, comunicação).
Trata-se de um campo da ciência da computação que se dedica a desenvolver e aprimorar máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na execução de tarefas, das mais simples às mais complexas. Como exemplos simples, podemos citar reconhecimento facial, algoritmo de redes sociais e muitos outros
Não se trata, portanto, de um novo mercado, e tampouco uma mera opção para substituir seres humanos por máquinas, afinal, a programação de todas essas funcionalidades parte de pessoas, e a AI veio para economizar o tempo, tanto dos profissionais quanto de quem busca pelas soluções beneficiadas por esta inovação.
É, portanto, uma nova e necessária habilidade que organizações, empresas e profissionais precisam incorporar, tanto para alcançar melhores resultados com mais agilidade e precisão quanto para antecipar tendências.
Uma das inovações mais promissoras para o futuro é a inteligência artificial na área médica, que já vem sendo aplicada em clínicas, consultórios e hospitais. As vantagens vão desde armazenamento de dados mais eficientes até análise de informações, diagnósticos e procedimentos mais precisos.
E isso inclui a forma de se comunicar com os pacientes, encurtando distâncias e levando informação de qualidade. Um exemplo são os chatbots, aqueles programas de computador que simulam e processam conversas humanas. Por meio do aprimoramento da AI, essas ferramentas levam informações mais assertivas, um suporte mais personalizado com base nas necessidades de cada paciente.
Estudos já mostram que os chatbots têm o potencial de melhorar significativamente a experiência do paciente, que pode esclarecer suas dúvidas sobre sua condição de saúde por meio de uma ferramenta que traz respostas e suporte imediato. Uma solução que pode fazer muita diferença na vida de alguém que enfrenta uma enfermidade.
Esse é apenas um exemplo de como a AI pode trazer diferenciais importantes na hora de se comunicar e, consequentemente, se destacar entre os concorrentes.
Um estudo desenvolvido pela empresa Twilio revelou que o Brasil é líder na América Latina na utilização da estratégia com 98% das empresas experimentando a tecnologia nos canais de Marketing.
A AI foi um dos temas debatidos no RD Summit 2023, um dos maiores eventos de Marketing, Tecnologia e Inovação da América Latina, que aconteceu no início de novembro, em São Paulo. Debates em torno desse tema apontam para uma busca crescente por soluções que, a partir de uma implantação ética e responsável, impactem positivamente na produtividade e na qualidade de vida de um número cada vez maior de pessoas.
Alessandra Brandão é consultora com atuação em marketing de saúde